A palavra sábia é aquilo que, dito a uma criança, sempre é compreendido, mesmo que não seja explicado.
Unamuno
E o mundo trovejou ao nosso redor e então descobrimos o arrebatamento do silêncio. Somos comunicadores e isso em si define o paradoxo em que vivemos, porque, no final, todos os seres humanos são definidos por esse atributo. Somos profissionais de comunicação; então tudo ao nosso redor é abrandado pelo orgulho que acompanha uma afirmação tão ressonante. Atruena o silêncio e apoiado na sua imensidade, recuperamos a sanidade e a dimensão: somos artesãos de palavras, de canais, de códigos. Nós somos artesãos do verbo de um mundo que atruena e que muito raramente o faz em silêncio.
Somos uma comunidade de comunicadores porque entendemos que nossa obrigação como artesãos é criar essa nova guilda, que devemos encorajar o talento sem perder a humildade e que o global é imposto, mas o local nos define. Nós quase buscamos o nosso caminho e as línguas que nos uniram foram tiradas das sombras. Vivemos num mundo onde mais de 700 milhões de pessoas falam português e espanhol e para esse mercado devemos nossas habilidades e tarefas.
Somos uma comunidade de comunicadores convocada para responder aos desafios que acompanham o futuro. Somos uma rede e estamos cada malha. O oceano não nos separa, define uma realidade ibero-americana que nom sempre temos em mente, mas que, no entanto, molda nossa razão de ser. Uma ponte de conhecimento e encontro a preservar com a dedicação exigidas por todas as criações do homem que o ampliam e melhoram.
O mundo atruena com incógnitas tecnológicas e, como artesãos do verbo, nos ocupa para desvendá-los e colocá-los ao serviço de um mundo melhor. Não é verdade o que é dito, que não temos alma porque o poder nos paga, pois nossa obrigação é lembrá-lo de que, sem empatia, não há palavra. Devemos a palavra, à imagem, ao conceito, a tudo o que nos une, a tudo o que nos fazem irmãos.
Nossa voz é um trovão de entendimento porque sendo muitos nós somos todos e cada um. Nós somos o Brasil. Somos Portugal. México. A Espanha. Rio da Prata. Colômbia. Peru. Americana pacífica. Os desafios alimentam nossos sonhos que trocamos em realidades com a caneta e a palavra. Nós os tornamos digitais, mas todos sabemos que eles são fundo e forma de tudo o que fazemos.